Fazenda Valverde

duque de caxias, rj, brasil

2007

1.800.000m²

Arquitetura: Coutinho Diegues Cordeiro Arquitetos, Celio Diniz, Eduardo Canellas, Eduardo Dezouzart e Tiago Gualda

“ECO OBRA” Reflorestamento no próprio terreno equilibrando as emissões de carbono.

“PULMÃO VERDE” Criação de áreas verdes com temperaturas mais baixas graças à evapo-transpiração da vegetação que absorve grande parte da radiação solar evitando a reflexão de calor para o ambiente.

COLETA DE LIXO SELETIVA Seleção de lixo orgânico, papel, vidro, alumínio e plástico para reduzir o impacto dos desetos no ambiente e gerar renda extra proveniente da venda de material reciclado.

SISTEMA DE ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL INTELIGENTE Sensores de presença e lâmpadas eficientes em áreas comuns para redução de consumo energético.

REUSO DE ÁGUAS PLUVIAIS Captação e reutilização das águas das chuvas para irrigação e alimentação de vasos sanitários diminuindo a dependência da rede pública.

MEDIDORES INDIVIDUAIS Medição de consumo de água e gás individual com o objetivo de diminuir o desperdício.

COLETORES SOLARES Placas de coletores solares para aquecimento de água para áreas comuns e privadas reduzindo o consumo de energia elétrica.

PAVIMENTAÇÃO DE VIAS Utilização de blocos de concreto intertravado em vias locais e estacionamentos garantindo áreas permeáveis evitando enchentes e alagamentos além de melhorar a irrigação do solo.

RIO SARACURUNA Recuperação da vegetação ciliar transformando as áreas de proteção das margens em locais de lazer e descanso públicos. A reestruturação do curso do rio permite o controle da erosão de suas bordas e sedimentação do leito.

SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO EFICIENTE Remoção de 90% de DBO (demanda Bioquímica de Oxigênio) permitindo reuso de água para fins não potáveis.

BIO DIGESTOR Matriz energética complementar.

INDOOR QUALITY Implantação e tipologia das edificações devem seguir as condicionantes ambientais tirando proveito da ventilação e iluminação naturais para diminuir o consumo energético com iluminação e condicionamento artificial de ar. Sistemas construtivos e materiais adequados ao clima local diminuem ganhos de calor excessivos nos interiores das construções pela envoltória.

JOBS-HOUSING BALANCE Zonas comerciais, de serviços e mistas próximas às áreas residenciais. É recomendado pelo LEED a distância de 800 metros (1/2 milha) entre o local de trabalho e 50% das residências desestimulando o uso do automóvel.

OUTDOOR QUALITY Espaços públicos de qualidade incentivando a noção de comunidade nos indivíduos.

PROXIMIDADE DE ESCOLAS Conforme o LEED, as residências devem estar localizadas a 800 metros de distância das escolas para que o uso de veículos seja evitado.

EMPREGO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LOCAIS E PROJETOS MODULADOS Redução do desperdício com entulho e diminuição de emissões de CO2 com transporte.

CICLOVIAS Rede de vias para bicicletas distribuída por todo bairro conectando áreas comerciais, residenciais e de lazer. Meio de transporte com energia limpa.


[+]